Analisando as partes de um turboalimentador geralmente é possível identicar o que ocasionou sua quebra. Verifique quais sintomas ocorreram e faça as prevenções de rotina propostas para aumentar a vida útil de seu turbo.
X fechar Avarias nas palhetas do rotor frio
Causa: entrada de corpo estranho pela admissão de ar.
Sintoma: avarias nas palhetas do rotor e perda de desempenho.
Consequência: perde de desempenho do turbo, desbalanceamento do conjunto rotativo, vazamento de óleo e possível quebra do conjunto eixo-rotor.
Verificação: visual.
Prevenção: na instalação do turbo, verifique todas as mangueiras de alimentação e o filtro de ar quanto ao desprendimento de material.
X fechar Avarias nas palhetas do rotor quente
Causa: entrada de corpo estranho pela entrada de gases.
Sintoma: perda de desempenho e ruído.
Consequência: perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo lubrificante, desbalanceamento do conjunto central.
Verificação: desmontar a carcaça da turbina e checar a avaria visualmente.
Prevenção: na instalação do turbo, checar o coletor, para certificar-se de que não houve desprendimento de material e/ou existência de trincas.
X fechar Descoloração do eixo por aquecimento
Causa: parada brusca do motor a quente.
Sintoma: aumento da folga radial e ruído.
Consequência: dano progressivo - perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo e poss´viel quebra do conjunto eixo-rotor.
Verificação: cheque a amplitude da folga - movimente o conjunto eixo-rotor para a direta e para a esquerda.
Prevenção: espere baixar a temperatura e a rotação do turbo antes de desligar o motor. Sem acelerar, aguarde entre 30 segundos a 1 minuto.
X fechar Descoloração do eixo por extremo aquecimento
Causa: lubrificação deficiente.
Sintoma: aumento da folga radial e ruído.
Consequência: perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo lubrificante, desbalanceamento do conjunto central.
Verificação: cheque a amplitude da folga - movimente o cojunto eixo-rotor para a direita e para a esquerda.
Prevenção: verifique as mangueiras de alimentação e a pressão do óleo / vazão.
X fechar Desgaste do colo de assentamento dos mancais
Causa: óleo lubrificante contaminado com abrasivo.
Sintoma: aumento da folga radial e ruído.
Consequência: dano progressivo - perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo e poss´viel quebra do conjunto eixo-rotor.
Verificação: cheque a amplitude da folga - movimente o conjunto eixo-rotor para a direta e para a esquerda.
Prevenção: utilize o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante do motor e faça as trocas e revisões dentro dos prazos estabelecidos.
X fechar Desgaste do sistema de encosto
Causa: lubrificante deficiente devido à presença de corpo estranho.
Sintoma: aumento da folga radial e ruído.
Consequência: dano progressivo - perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo e possível quebra do conjunto eixo-rotor.
Verificação: cheque a amplitude da folga - movimente o conjunto eixo-rotor para a direta e para a esquerda.
Prevenção: utilize o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante do motor e faça as trocas e revisões dentro os prazos estabelicidos.
X fechar Desgaste dos mancais
Causa: óleo lubrificante contaminado com abrasivo.
Sintoma: aumento da folga radial e ruído.
Consequência: dano progressivo - perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo e possível quebra do conjunto eixo-rotor.
Verificação: cheque a amplitude da folga - movimente o conjunto eixo-rotor para a direta e para a esquerda.
Prevenção: utilize o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante do motor e faça as trocas e revisões dentro dos prazos estabelecidos.
X fechar Desgaste e queima do mancal
Causa: lubrificante deficiente.
Sintoma: aumento da folga radial e ruído.
Consequência: dano progressivo - perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo e possível quebra do conjunto eixo-rotor.
Verificação: cheque a amplitude da folga - movimente o conjunto eixo-rotor para a direta e para a esquerda.
Prevenção: verifque as mangueiras de alimentação e a pressão do óleo / vazão.
X fechar Desgaste no eixo
Causa: óleo lubrificante contaminado com abrasivo.
Sintoma: aumento da folga radial e ruído.
Consequência: dano progressivo - perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo e poss´viel quebra do conjunto eixo-rotor.
Verificação: cheque a amplitude da folga - movimente o conjunto eixo-rotor para a direta e para a esquerda.
Prevenção: utilize o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante do motor e faça as trocas e revisões dentro dos prazos estabelecidos.
X fechar Restrição da admissão
Causa: filtro de ar umedecido.
Sintoma: perda de desempenho do turbo e/ou vazamento de óleo lubrificante.
Consequência: perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo lubrificante.
Verificação: consumo elevado de óleo e excesso de fumaça branca no escape.
Prevenção: troque o elemento filtrante.
X fechar Trincas e deformações da carcaça
Causa: temperatura elevada dos gases de escapamento.
Sintoma: perda de desempenho do turbo, fuga de gases pela carcaça quente.
Consequência: trincas e deformações na carcaça da turbina e/ou coletor de escape.
Verificação: débito de bomba excessivo ou restrições no escapamento.
Prevenção: regule a bomba injetora conforme as especificações do fabricante; elimine possíveis restrições.