Inicio / Diagnóstico de falhas e soluções em um Turbo
Na maioria das vezes, um turboalimentador defeituoso é conseqüência de algum outro problema básico no motor. Assim sendo, sua simples substituição poderá não resolver o problema por completo, mas ainda diminuir muito a vida útil do seu novo turbo.
Verifique os sintomas apresentados em seu veículo e análise cada uma das soluções.
X fecharFalta de potência no motor
- CAUSA
- Filtro de ar obstruído.
- Obstrução na tubulação de saída de ar para admissão.
- Obstrução na admissão de ar.
- Vazamento de ar entre compressor e admissão do motor.
- Vazamento de ar na tampa de válvulas do motor.
- Obstrução do escape antes ou após o turbo.
- Obstrução no silencioso ou tubo de escape.
- Vazamento de gás entre bloco do motor e coletor.
- Vazamento de gás entre coletor e turbo.
- Bomba injetora ou bicos injetores desregulados.
- Motor desregulado.
- Anéis de pistão do motor desgastados.
- Acúmulo de sujeira no rotor do compressor.
- Turboalimentador danificado.
- Entrada de partícula sólida pela admissão de ar.
- Entrada de partícula pela turbina, proviniente do coletor de escape ou motor do veículo.
- SOLUÇÃO
- Trocar o elemento do filtro de ar.
- Remover a obstrução e trocar peças danificadas, se necessário
- Remover a obstrução. Consultar manual de manutenção do motor.
- Corrigir o vazamento, trocando juntas ou reapertando braçadeiras.
- Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor.
- Remover a obstrução. Consulte manual de serviço do motor.
- Remover a obstrução e trocar componentes danificados.
- Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor.
- Trocar juntas e reapertar parafusos.
- Revisar e regular bomba e bicos, conforme especificado pelo fabricante do motor.
- Consulte manual de serviço do motor para regulagens e reparos.
- Reparar motor conforme especificado no manual de serviço do motor.
- Encontre e corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado).
- Analisar motivo da falha no turbo. Corrigir a causa da falha no turbo. Substituir o turbo por uma unidade nova.
- Verificar o sistema de admissão de ar, trocando os componentes defeituosos. Substituir o turbo por uma unidade nova.
- Verificar o coletor de escape. Verificar o funcionamento do motor. Substituir o turbo por uma unidade nova.
X fecharFumaça preta no escape
- CAUSA
- Filtro de ar obstruído.
- Obstrução na tubulação de entrada de ar para o turbo.
- Obstrução na tubulação de saída de ar para admissão.
- Obstrução na admissão de ar.
- Vazamento de ar entre compressor e admissão do motor.
- Vazamento de ar na tampa de válvulas do motor.
- Obstrução do escape antes ou após o turbo.
- Obstrução no silencioso ou tubo de escape.
- Vazamento de gás entre bloco do motor e coletor.
- Vazamento de gás entre coletor e turbo.
- Bomba injetora ou bicos injetores desregulados.
- Motor desregulado.
- Anéis de pistão do motor desgastados.
- Acúmulo de sujeira no rotor do compressor.
- Turboalimentador danificado.
- SOLUÇÃO
- Trocar o elemento do filtro de ar.
- Remover a obstrução e trocar peças daniifcadas, se necessário.
- Remover a obstrução e trocar peças danificadas, se necessário
- Remover a obstrução. Consultar manual de manutenção do motor.
- Corrigir o vazamento, trocando juntas ou reapertando braçadeiras.
- Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor.
- Remover a obstrução. Consulte manual de serviço do motor.
- Remover a obstrução e trocar componentes danificados.
- Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor.
- Trocar juntas e reapertar parafusos.
- Revisar e regular bomba e bicos, conforme especificado pelo fabricante do motor.
- Consulte manual de serviço do motor para regulagens e reparos.
- Reparar motor conforme especificado no manual de serviço do motor.
- Encontre e corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado).
- Analisar motivo da falha no turbo. Corrigir a causa da falha no turbo. Substituir o turbo por uma unidade nova.
X fecharConsumo excessivo de óleo do motor
- CAUSA
- Filtro de ar obstruído.
- Obstrução na tubulação de entrada de ar para o turbo.
- Vazamento de ar entre compressor e admissão do motor.
- Vazamento de ar na tampa de válvulas do motor.
- Obstrução do escape antes ou após o turbo.
- Obstrução no tubo de drenagem de óleo do turbo.
- Obstrução no respiro da cárter do motor.
- Carcaça central com óleo carbonizado ou muito grosso.
- Anéis de pistão do motor desgastados.
- Acúmulo de sujeira no rotor do compressor.
- Turboalimentador danificado.
- SOLUÇÃO
- Trocar o elemento do filtro de ar.
- Remover a obstrução e trocar peças daniifcadas, se necessário.
- Corrigir o vazamento, trocando juntas ou reapertando braçadeiras.
- Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor.
- Remover a obstrução. Consulte manual de serviço do motor.
- Remover a obstrução e limpar o turbo. Trocar os componentes avariados.
- Remover a obstrução. Consulte manual de serviço do motor.
- Trocar óleo e filtro de óleo. Remover o turbo para reparo.
- Reparar motor conforme especificado no manual de serviço do motor.
- Encontre e corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado).
- Analisar motivo da falha no turbo. Corrigir a causa da falha no turbo. Substituir o turbo por uma unidade nova.
X fecharFumaça branca no escape
- CAUSA
- Filtro de ar obstruído.
- Obstrução na tubulação de entrada de ar para o turbo.
- Vazamento de ar entre compressor e admissão do motor.
- Vazamento de ar na tampa de válvulas do motor.
- Obstrução do escape antes ou após o turbo.
- Obstrução no tubo de drenagem de óleo do turbo.
- Obstrução no respiro da cárter do motor.
- Carcaça central com óleo carbonizado ou muito grosso.
- Anéis de pistão do motor desgastados.
- Acúmulo de sujeira no rotor do compressor.
- Turboalimentador danificado.
- SOLUÇÃO
- Trocar o elemento do filtro de ar.
- Remover a obstrução e trocar peças daniifcadas, se necessário.
- Corrigir o vazamento, trocando juntas ou reapertando braçadeiras.
- Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor.
- Remover a obstrução. Consulte manual de serviço do motor.
- Remover a obstrução e limpar o turbo. Trocar os componentes avariados.
- Remover a obstrução. Consulte manual de serviço do motor.
- Trocar óleo e filtro de óleo. Remover o turbo para reparo.
- Reparar motor conforme especificado no manual de serviço do motor.
- Encontre e corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado).
- Analisar motivo da falha no turbo. Corrigir a causa da falha no turbo. Substituir o turbo por uma unidade nova.
X fecharTurbo com ruído estranho
- CAUSA
- Obstrução na tubulação de entrada de ar para o turbo.
- Obstrução na tubulação de saída de ar para admissão.
- Obstrução na admissão de ar.
- Vazamento de ar entre filtro de ar e compressor.
- Vazamento de ar entre compressor e admissão do motor.
- Vazamento de ar na tampa de válvulas do motor.
- Obstrução do escape antes ou após o turbo.
- Vazamento de gás entre bloco do motor e coletor.
- Vazamento de gás entre coletor e turbo.
- Vazamento de gás entre turbo e saída de gases.
- Obstrução no tubo de drenagem de óleo do turbo.
- Acúmulo de sujeira no rotor do compressor.
- Turboalimentador danificado.
- Lubrificação deficiente. Lubrificante contaminado com partículas abrasivas.
- Entrada de partícula sólida pela admissão de ar.
- Entrada de partícula pela turbina, proviniente do coletor de escape ou motor do veículo.
- SOLUÇÃO
- Remover a obstrução e trocar peças daniifcadas, se necessário.
- Remover a obstrução e trocar peças danificadas, se necessário
- Remover a obstrução. Consultar manual de manutenção do motor.
- Corrigir o vazamento, trocando juntas ou reapertando braçadeiras.
- Corrigir o vazamento, trocando juntas ou reapertando braçadeiras.
- Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor.
- Remover a obstrução. Consulte manual de serviço do motor.
- Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor.
- Trocar juntas e reapertar parafusos.
- Trocar juntas e reapertar parafusos.
- Remover a obstrução e limpar o turbo. Trocar os componentes avariados.
- Encontre e corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado).
- Analisar motivo da falha no turbo. Corrigir a causa da falha no turbo. Substituir o turbo por uma unidade nova.
- Verificar todo o sistema lubrificante, substituindo óleo, filtro e demais componentes, se necessário. Substituir o turbo poruma unidade nova.
- Verificar o sistema de admissão de ar, trocando os componentes defeituosos. Substituir o turbo por uma unidade nova.
- Verificar o coletor de escape. Verificar o funcionamento do motor. Substituir o turbo por uma unidade nova.
X fecharTurbo com ruído cíclico em trabalho
- CAUSA
- Obstrução na tubulação de entrada de ar para o turbo.
- Acúmulo de sujeira no rotor do compressor.
- Entrada de partícula sólida pela admissão de ar.
- Entrada de partícula pela turbina, proviniente do coletor de escape ou motor do veículo.
- SOLUÇÃO
- Remover a obstrução e trocar peças daniifcadas, se necessário.
- Encontre e corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado).
- Verificar o sistema de admissão de ar, trocando os componentes defeituosos. Substituir o turbo por uma unidade nova.
- Verificar o coletor de escape. Verificar o funcionamento do motor. Substituir o turbo por uma unidade nova.
X fecharVazamento de óleo pelo compressor
- CAUSA
- Filtro de ar obstruído.
- Obstrução na tubulação de entrada de ar para o turbo.
- Obstrução do escape antes ou após o turbo.
- Obstrução no silencioso ou tubo de escape.
- Vazamento de gás entre bloco do motor e coletor.
- Vazamento de gás entre coletor e turbo.
- Obstrução no tubo de drenagem de óleo do turbo.
- Obstrução no respiro da cárter do motor.
- Carcaça central com óleo carbonizado ou muito grosso.
- Anéis de pistão do motor desgastados.
- Acúmulo de sujeira no rotor do compressor.
- Turboalimentador danificado.
- SOLUÇÃO
- Trocar o elemento do filtro de ar.
- Remover a obstrução e trocar peças daniifcadas, se necessário.
- Remover a obstrução. Consulte manual de serviço do motor.
- Remover a obstrução e trocar componentes danificados.
- Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor.
- Trocar juntas e reapertar parafusos.
- Remover a obstrução e limpar o turbo. Trocar os componentes avariados.
- Remover a obstrução. Consulte manual de serviço do motor.
- Trocar óleo e filtro de óleo. Remover o turbo para reparo.
- Reparar motor conforme especificado no manual de serviço do motor.
- Encontre e corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado).
- Analisar motivo da falha no turbo. Corrigir a causa da falha no turbo. Substituir o turbo por uma unidade nova.
X fecharVazamento de óleo pela turbina
- CAUSA
- Obstrução no tubo de drenagem de óleo do turbo.
- Obstrução no respiro da cárter do motor.
- Carcaça central com óleo carbonizado ou muito grosso.
- Anéis de pistão do motor desgastados.
- Acúmulo de sujeira no rotor do compressor.
- Turboalimentador danificado.
- SOLUÇÃO
- Remover a obstrução e limpar o turbo. Trocar os componentes avariados.
- Remover a obstrução. Consulte manual de serviço do motor.
- Trocar óleo e filtro de óleo. Remover o turbo para reparo.
- Reparar motor conforme especificado no manual de serviço do motor.
- Encontre e corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado).
- Analisar motivo da falha no turbo. Corrigir a causa da falha no turbo. Substituir o turbo por uma unidade nova.
X fecharAumento das folgas radiais e/ou axiais
- CAUSA
- Lubrificação deficiente. Lubrificante contaminado com partículas abrasivas.
- Entrada de partícula sólida pela admissão de ar.
- Entrada de partícula pela turbina, proviniente do coletor de escape ou motor do veículo.
- SOLUÇÃO
- Verificar todo o sistema lubrificante, substituindo óleo, filtro e demais componentes, se necessário. Substituir o turbo poruma unidade nova.
- Verificar o sistema de admissão de ar, trocando os componentes defeituosos. Substituir o turbo por uma unidade nova.
- Verificar o coletor de escape. Verificar o funcionamento do motor. Substituir o turbo por uma unidade nova.
X fecharAvaria no rotor do compressor
- CAUSA
- Lubrificação deficiente. Lubrificante contaminado com partículas abrasivas.
- Entrada de partícula sólida pela admissão de ar.
- SOLUÇÃO
- Verificar todo o sistema lubrificante, substituindo óleo, filtro e demais componentes, se necessário. Substituir o turbo por uma unidade nova.
- Verificar o sistema de admissão de ar, trocando os componentes defeituosos. Substituir o turbo por uma unidade nova.
X fecharAvaria no rotor da turbina
- CAUSA
- Lubrificação deficiente. Lubrificante contaminado com partículas abrasivas.
- Entrada de partícula pela turbina, proviniente do coletor de escape ou motor do veículo.
- SOLUÇÃO
- Verificar todo o sistema lubrificante, substituindo óleo, filtro e demais componentes, se necessário. Substituir o turbo poruma unidade nova.
- Verificar o coletor de escape. Verificar o funcionamento do motor. Substituir o turbo por uma unidade nova.