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Danos em um Turbo devido mal uso

Analisando as partes de um turboalimentador geralmente é possível identicar o que ocasionou sua quebra. Verifique quais sintomas ocorreram e faça as prevenções de rotina propostas para aumentar a vida útil de seu turbo.

  • Causa: temperatura elevada dos gases de escapamento.
  • Sintoma: perda de desempenho do turbo, fuga de gases pela carcaça quente.
  • Consequência: trincas e deformações na carcaça da turbina e/ou coletor de escape.
  • Verificação: débito de bomba excessivo ou restrições no escapamento.
  • Prevenção: regule a bomba injetora conforme as especificações do fabricante; elimine possíveis restrições.
  • Causa: filtro de ar umedecido.
  • Sintoma: perda de desempenho do turbo e/ou vazamento de óleo lubrificante.
  • Consequência: perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo lubrificante.
  • Verificação: consumo elevado de óleo e excesso de fumaça branca no escape.
  • Prevenção: troque o elemento filtrante.
  • Causa: óleo lubrificante contaminado com abrasivo.
  • Sintoma: aumento da folga radial e ruído.
  • Consequência: dano progressivo – perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo e possível quebra do conjunto eixo-rotor.
  • Verificação: cheque a amplitude da folga – movimente o conjunto eixo-rotor para a direta e para a esquerda.
  • Prevenção: utilize o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante do motor e faça as trocas e revisões dentro dos prazos estabelecidos.
  • Causa: lubrificante deficiente.
  • Sintoma: aumento da folga radial e ruído.
  • Consequência: dano progressivo – perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo e possível quebra do conjunto eixo-rotor.
  • Verificação: cheque a amplitude da folga – movimente o conjunto eixo-rotor para a direta e para a esquerda.
  • Prevenção: verifique as mangueiras de alimentação e a pressão do óleo / vazão.
  • Causa: óleo lubrificante contaminado com abrasivo.
  • Sintoma: aumento da folga radial e ruído.
  • Consequência: dano progressivo – perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo e possível quebra do conjunto eixo-rotor.
  • Verificação: cheque a amplitude da folga – movimente o conjunto eixo-rotor para a direta e para a esquerda.
  • Prevenção: utilize o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante do motor e faça as trocas e revisões dentro dos prazos estabelecidos.
  • Causa: lubrificante deficiente devido à presença de corpo estranho.
    Sintoma: aumento da folga radial e ruído.
  • Consequência: dano progressivo – perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo e possível quebra do conjunto eixo-rotor.
  • Verificação: cheque a amplitude da folga – movimente o conjunto eixo-rotor para a direta e para a esquerda.
  • Prevenção: utilize o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante do motor e faça as trocas e revisões dentro os prazos estabelecidos.
  • Causa: óleo lubrificante contaminado com abrasivo.
  • Sintoma: aumento da folga radial e ruído.
  • Consequência: dano progressivo – perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo e possível quebra do conjunto eixo-rotor.
  • Verificação: cheque a amplitude da folga – movimente o conjunto eixo-rotor para a direta e para a esquerda.
  • Prevenção: utilize o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante do motor e faça as trocas e revisões dentro dos prazos estabelecidos.
  • Causa: lubrificação deficiente.
  • Sintoma: aumento da folga radial e ruído.
  • Consequência: perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo lubrificante, desbalanceamento do conjunto central.
  • Verificação: cheque a amplitude da folga – movimente o conjunto eixo-rotor para a direita e para a esquerda.
  • Prevenção: verifique as mangueiras de alimentação e a pressão do óleo / vazão.
  • Causa: parada brusca do motor a quente.
  • Sintoma: aumento da folga radial e ruído.
    Consequência: dano progressivo – perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo e possível quebra do conjunto eixo-rotor.
  • Verificação: cheque a amplitude da folga – movimente o conjunto eixo-rotor para a direta e para a esquerda.
  • Prevenção: espere baixar a temperatura e a rotação do turbo antes de desligar o motor. Sem acelerar, aguarde entre 30 segundos a 1 minuto.
  • Causa: entrada de corpo estranho pela entrada de gases.
  • Sintoma: perda de desempenho e ruído.
  • Consequência: perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo lubrificante, desbalanceamento do conjunto central.
  • Verificação: desmontar a carcaça da turbina e checar a avaria visualmente.
  • Prevenção: na instalação do turbo, checar o coletor, para certificar-se de que não houve desprendimento de material e/ou existência de trincas.
  • Causa: entrada de corpo estranho pela admissão de ar.
  • Sintoma: avarias nas palhetas do rotor e perda de desempenho.
  • Consequência: perde de desempenho do turbo, desbalanceamento do conjunto rotativo, vazamento de óleo e possível quebra do conjunto eixo-rotor.
  • Verificação:
  • Prevenção: na instalação do turbo, verifique todas as mangueiras de alimentação e o filtro de ar quanto ao desprendimento de material.