Início » Diagnósticos
Danos em um Turbo devido mal uso
Na maioria das vezes, um turboalimentador defeituoso é conseqüência de algum outro problema básico no motor. Assim sendo, sua simples substituição poderá não resolver o problema por completo, mas ainda diminuir muito a vida útil do seu novo turbo.
Verifique os sintomas apresentados em seu veículo e análise cada uma das soluções.
Causa | Solução |
Filtro de ar obstruído. | Trocar o elemento do filtro de ar. |
Obstrução na tubulação de saída de ar para admissão. | Remover a Obstrução e trocar peças danificadas, se necessário |
Obstrução na admissão de ar. | Remover a Obstrução. Consultar manual de manutenção do motor. |
Vazamento de ar entre compressor e admissão do motor. | Corrigir o vazamento, trocando juntas ou reapertando braçadeiras. |
Vazamento de ar na tampa de válvulas do motor. | Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor. |
Obstrução do escape antes ou após o turbo. | Remover a Obstrução. Consulte manual de serviço do motor. |
Obstrução no silencioso ou tubo de escape. | Remover a Obstrução e trocar componentes danificados. |
Vazamento de gás entre bloco do motor e coletor. | Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor. |
Vazamento de gás entre coletor e turbo. | Trocar juntas e reapertar parafusos. |
Bomba injetora ou bicos injetores desregulados. | Revisar e regular bomba e bicos, conforme especificado pelo fabricante do motor. |
Motor desregulado. | Consulte manual de serviço do motor para regulagens e reparos. |
Anéis de pistão do motor desgastados. | Reparar motor conforme especificado no manual de serviço do motor. |
Acúmulo de sujeira no rotor do compressor. | Encontre e corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado). |
Turbo alimentador danificado. | Analisar motivo da falha no turbo. Corrigir a causa da falha no turbo. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Entrada de partícula são lidas pela admissão de ar. | Verificar o sistema de admissão de ar, trocando os componentes defeituosos. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Entrada de partícula pela turbina, proveniente do coletor de escape ou motor do veículo. | Verificar o coletor de escape. Verificar o funcionamento do motor. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Causa |
Solução |
Filtro de ar obstruído. | Trocar o elemento do filtro de ar. |
Obstrução na tubulação de entrada de ar para o turbo. | Remover a Obstrução e trocar peças danificadas, se necessário. |
Obstrução na tubulação de saída de ar para admissão. | Remover a Obstrução e trocar peças danificadas, se necessário |
Obstrução na admissão de ar. | Remover a Obstrução. Consultar manual de manutenção do motor. |
Vazamento de ar entre compressor e admissão do motor. | Corrigir o vazamento, trocando juntas ou reapertando braçadeiras. |
Vazamento de ar na tampa de válvulas do motor. | Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor. |
Obstrução do escape antes ou após o turbo. | Remover a Obstrução. Consulte manual de serviço do motor. |
Obstrução no silencioso ou tubo de escape. | Remover a Obstrução e trocar componentes danificados. |
Vazamento de gás entre bloco do motor e coletor. | Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor. |
Vazamento de gás entre coletor e turbo. | Trocar juntas e reapertar parafusos. |
Bomba injetora ou bicos injetores desregulados. | Revisar e regular bomba e bicos, conforme especificado pelo fabricante do motor. |
Motor desregulado. | Consulte manual de serviço do motor para regulagens e reparos. |
Anéis de pistão do motor desgastados. | Reparar motor conforme especificado no manual de serviço do motor. |
Acúmulo de sujeira no rotor do compressor. | Encontre e corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado). |
Turbo alimentador danificado. | Analisar motivo da falha no turbo. Corrigir a causa da falha no turbo. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Causa |
Solução |
Filtro de ar obstruído. | Trocar o elemento do filtro de ar. |
Obstrução na tubulação de entrada de ar para o turbo. | Remover a Obstrução e trocar peças danificadas, se necessário. |
Vazamento de ar entre compressor e admissão do motor. | Corrigir o vazamento, trocando juntas ou reapertando braçadeiras. |
Vazamento de ar na tampa de válvulas do motor. | Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor. |
Obstrução do escape antes ou após o turbo. | Remover a Obstrução. Consulte manual de serviço do motor. |
Obstrução no tubo de drenagem de óleo do turbo. | Remover a Obstrução e limpar o turbo. Trocar os componentes avariados. |
Obstrução no respiro do cárter do motor. | Remover a Obstrução. Consulte manual de serviço do motor. |
Carcaça central com óleo carbonizado ou muito grosso. | Trocar óleo e filtro de óleo. Remover o turbo para reparo. |
Anéis de pistão do motor desgastados. | Reparar motor conforme especificado no manual de serviço do motor. |
Acúmulo de sujeira no rotor do compressor. | Encontre e corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado). |
Turbo alimentador danificado. | Analisar motivo da falha no turbo. Corrigir a causa da falha no turbo. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Causa |
Solução |
Filtro de ar obstruído. | Trocar o elemento do filtro de ar. |
Obstrução na tubulação de entrada de ar para o turbo. | Remover a Obstrução e trocar peças danificadas, se necessário. |
Vazamento de ar entre compressor e admissão do motor. | Corrigir o vazamento, trocando juntas ou reapertando braçadeiras. |
Vazamento de ar na tampa de válvulas do motor. | Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor. |
Obstrução do escape antes ou após o turbo. | Remover a Obstrução. Consulte manual de serviço do motor. |
Obstrução no tubo de drenagem de óleo do turbo. | Remover a Obstrução e limpar o turbo. Trocar os componentes avariados. |
Obstrução no respiro do cárter do motor. | Remover a Obstrução. Consulte manual de serviço do motor. |
Carcaça central com óleo carbonizado ou muito grosso. | Trocar óleo e filtro de óleo. Remover o turbo para reparo. |
Anéis de pistão do motor desgastados. | Reparar motor conforme especificado no manual de serviço do motor. |
Acúmulo de sujeira no rotor do compressor. | Encontre e corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado). |
Turbo alimentador danificado. | Analisar motivo da falha no turbo. Corrigir a causa da falha no turbo. Substituir turbo por uma unidade nova. |
Causa |
Solução |
Obstrução na tubulação de entrada de ar para o turbo. | Remover a Obstrução e trocar peças danificadas, se necessário. |
Obstrução na tubulação de saída de ar para admissão. | Remover a Obstrução e trocar peças danificadas, se necessário |
Obstrução na admissão de ar. | Remover a Obstrução. Consultar manual de manutenção do motor. |
Vazamento de ar entre filtro de ar e compressor. | Corrigir o vazamento, trocando juntas ou reapertando braçadeiras. |
Vazamento de ar entre compressor e admissão do motor. | Corrigir o vazamento, trocando juntas ou reapertando braçadeiras. |
Vazamento de ar na tampa de válvulas do motor. | Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor. |
Obstrução do escape antes ou após o turbo. | Remover a Obstrução. Consulte manual de serviço do motor. |
Vazamento de gás entre bloco do motor e coletor. | Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor. |
Vazamento de gás entre coletor e turbo. | Trocar juntas e reapertar parafusos. |
Vazamento de gás entre turbo e saída de gases. | Trocar juntas e reapertar parafusos. |
Obstrução no tubo de drenagem de óleo do turbo. | Remover a Obstrução e limpar o turbo. Trocar os componentes avariados. |
Acúmulo de sujeira no rotor do compressor. | Encontre e corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado). |
Turbo alimentador danificado. | Analisar motivo da falha no turbo. Corrigir a causa da falha no turbo. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Lubrificação deficiente. Lubrificante contaminado com partículas abrasivas. | Verificar todo o sistema lubrificante, substituindo óleo, filtro e demais componentes, se necessário. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Entrada de partícula são lidas pela admissão de ar. | Verificar o sistema de admissão de ar, trocando os componentes defeituosos. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Entrada de partícula pela turbina, proveniente do coletor de escape ou motor do veículo. | Verificar o coletor de escape. Verificar o funcionamento do motor. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Causa |
Solução |
Obstrução na tubulação de entrada de ar para o turbo. | Remover a Obstrução e trocar peças danificadas, se necessário. |
Acúmulo de sujeira no rotor do compressor. | Encontre e corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado). |
Entrada de partícula são lidas pela admissão de ar. | Verificar o sistema de admissão de ar, trocando os componentes defeituosos. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Entrada de partícula pela turbina, proveniente do coletor de escape ou motor do veículo. | Verificar o coletor de escape. Verificar o funcionamento do motor. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Causa |
Solução |
Filtro de ar obstruído. | Trocar o elemento do filtro de ar. |
Obstrução na tubulação de entrada de ar para o turbo. | Remover a Obstrução e trocar peças danificadas, se necessário. |
Obstrução do escape antes ou após o turbo. | Remover a Obstrução. Consulte manual de serviço do motor. |
Obstrução no silencioso ou tubo de escape. | Remover a Obstrução e trocar componentes danificados. |
Vazamento de gás entre bloco do motor e coletor. | Trocar juntas ou reapertar os parafusos. Consultar manual do motor. |
Vazamento de gás entre coletor e turbo. | Trocar juntas e reapertar parafusos. |
Obstrução no tubo de drenagem de óleo do turbo. | Remover a Obstrução e limpar o turbo. Trocar os componentes avariados. |
Obstrução no respiro do cárter do motor. | Remover a Obstrução. Consulte manual de serviço do motor. |
Carcaça central com óleo carbonizado ou muito grosso. | Trocar óleo e filtro de óleo. Remover o turbo para reparo. |
Anéis de pistão do motor desgastados. | Reparar motor conforme especificado no manual de serviço do motor. |
Acúmulo de sujeira no rotor do compressor. | Encontre e corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado). |
Turbo alimentador danificado. | Analisar motivo da falha no turbo. Corrigir a causa da falha no turbo. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Causa |
Solução |
Obstrução no tubo de drenagem de óleo do turbo. | Remover a Obstrução e limpar o turbo. Trocar os componentes avariados. |
Obstrução no respiro do cárter do motor. | Remover a Obstrução. Consulte manual de serviço do motor. |
Carcaça central com óleo carbonizado ou muito grosso. | Trocar óleo e filtro de óleo. Remover o turbo para reparo. |
Anéis de pistão do motor desgastados. | Reparar motor conforme especificado no manual de serviço do motor. |
Acúmulo de sujeira no rotor do compressor. | Encontre e corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado). |
Turbo alimentador danificado. | Analisar motivo da falha no turbo. Corrigir a causa da falha no turbo. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Causa |
Solução |
Lubrificação deficiente. Lubrificante contaminado com partículas abrasivas. | Verificar todo o sistema lubrificante, substituindo óleo, filtro e demais componentes, se necessário. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Entrada de partícula são lidas pela admissão de ar. | Verificar o sistema de admissão de ar, trocando os componentes defeituosos. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Entrada de partícula pela turbina, proveniente do coletor de escape ou motor do veículo. | Verificar o coletor de escape. Verificar o funcionamento do motor. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Causa |
Solução |
Lubrificação deficiente. Lubrificante contaminado com partículas abrasivas. | Verificar todo o sistema lubrificante, substituindo óleo, filtro e demais componentes, se necessário. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Entrada de partícula são lidas pela admissão de ar. | Verificar o sistema de admissão de ar, trocando os componentes defeituosos. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Causa |
Solução |
Lubrificação deficiente. Lubrificante contaminado com partículas abrasivas. | Verificar todo o sistema lubrificante, substituindo óleo, filtro e demais componentes, se necessário. Substituir o turbo por uma unidade nova. |
Entrada de partícula pela turbina, proveniente do coletor de escape ou motor do veículo. | Verificar o coletor de escape. Verificar o funcionamento do motor. Substituir o turbo por uma unidade nova. |